Quando eu era criança, eu não tinha o poder de escolher nada. Tudo o que eu "supostamente" ganhava dos meus pais era intrinsecamente colocado como opção do tipo: vai ser isso ou não vai ser nada! A gente fazia um pouco de pirraça, ainda mais quando ia a supermercados, lojas de brinquedos e de roupas, pois achávamos que tudo o que a gente apontava na vitrine era bom para nós. Quem não já ouviu dos pais: isso está muito caro ou vamos por outro caminho, por aqui não (Tem gente que sofre isso até depois de grande rs).
Então, quando estávamos no auge da raiva falávamos: estou doido pra crescer, ser adulta e fazer o que eu quiser. Colocamos na cabeça desde pequenos que por algum motivo vamos acertar nas escolhas depois de adultos, mas lamento informá-los que tudo só piora!!!
Quando adultos, parece que as escolhas se tornam cada vez mais difíceis e então queremos regredir dizendo: Ah...minha querida infância quando eu não tinha preocupações em pagar contas, em trabalhar...como eu queria voltar....
Quando você percebe que se tornou o dono das suas próprias escolhas e o quão difíceis e pesadas elas poderão se tornar, você quer desistir.
O problema, meus caros, que nós convivemos com este poder todos os dias. Mas claro que nós acabamos dando umas "escorregadinhas" por causa das escolhas erradas ou até trilhamos caminhos de morte por causa delas.
Precisamos escolher com quem casar, se queremos ter filhos, em qual faculdade estudar, se queremos azul ou rosa, se acordamos cedo ou não, se pagamos esta conta hoje ou deixamos ela procrastinar por 5 anos e sermos isentos pelo SPC/SERASA ( Não façam isso!!), enfim...
Escolher nunca foi fácil. Por que você acha que Deus plantou esta vontade em nós? Por que Ele não tirou isso de nós e nos tornou humanos com a capacidade de acatar somente ao que Ele quer? Talvez o mundo só seria paz, sim porque Deus é paz e só escolheria caminhos de paz! Talvez o mundo teria mais amor? Sim, pois Deus é amor e só escolheria caminhos em que não nos machucássemos! Talvez o mundo não teria fome, sede, morte? Sim, pois Deus é bondoso e misericordioso e nos levaria somente para a vida.
Mas pensa só: se Deus fizesse as escolhas por nós o tempo todo, não seríamos capazes de distinguir se o que sentíamos por Ele ou por qualquer outra coisa é genuíno ( amor de verdade) ou mera vontade Dele para sentirmos isso. É como se fôssemos robôs programados que não precisasse de atualização. Você é feliz o tempo todo, é assim o tempo todo e nada mudaria o tempo todo. Não existiria a criatividade, a atitude, a ousadia, a coragem, a força, o amadurecimento, as lágrimas, as ideias, as diferenças que nos fazem tão especiais.
O principal objetivo de Deus em criar o ser humano foi para que nós o amássemos pelo o que Ele é e não pelo fato de uma ordem dada por Ele. Era para que trilhássemos um caminho de vida por que nós optamos em fazer isso de coração.
Amar é uma escolha e não algo imposto por alguém. O livre arbítrio é algo tão maravilhoso e ao mesmo tempo perigoso para aqueles que não sabem usá-lo. Desperdiçamos ele com escolhas erradas e sabe o que fazemos e falamos: Deus, você me odeia e não quer me ver feliz. Por que tudo dá errado pra mim? Por que o Senhor não evitou isso? Por que há tanta fome no mundo? O Senhor nos esqueceu? Por que, por que e por quês..
Meus caros, Deus não se esqueceu de nós. Na verdade, somos nós é quem escolhemos errado todos os dias. Então, é mais fácil culpar a Deus por tudo, porque Ele escolhe melhor do que nós mesmos. Dizemos: eu sou imperfeito mesmo e vou errar sempre. Que mané ser perfeito o que?!..nesse mundo é impossível! Deus é quem tinha que ver isso! Deus é quem tinha que intervir! Intervir em que? Em nosso poder de escolha? Então, ao mesmo tempo em que o ser humano se gaba dizendo que vai fazer tudo o que der na telha (fase rebelde rs), queremos que Deus assuma quando nos convém? Sei lá..ficou confuso até pra mim!
Faz um negócio: escolhe, apresenta pra Deus e prepare-se para um não, para um sim ou para o silêncio Dele. Se receber um das respostas e fazer o contrário do que Ele disse e nada sair como queria, então não venha dizer: Poxa, Deus me odeeeeiaaaaaa!!
A paz! :)