segunda-feira, 1 de março de 2010

Temperamento - Deus nos usa acima de tudo!!


Olá pessoal

Abordarei sobre o temperamento e de como ele pode ser moldado a medida em que, somos tratados pelo Espírito santo ao longo de nossa caminhada com Deus, pois além do pontos positivos, existem os negativos que precisam ser trabalhados e reparados. Não se deve confundir temperamento, caráter e personalidade. O temperamento é um conjunto de características congênitas, influenciadas pela cultura e outros fatores hereditários, ou seja, você pode nascer calmo como sua mãe, ter mais os trejeitos dela, por exemplo, ou ser mais explosivo igual ao pai. O temperamento nasce com você e faz parte daquilo que é .

O caráter é seu temperamento ou características moldadas na sociedade, pelo meio cultural, político e pelo ambiente. É a forma de como aje em uma determinada situação. Você poderá seguir aquilo o que é ou mudar totalmente sua forma de ser, afim de se adequar a determinado ambiente ou pessoas.
Não existe o temperamento perfeito ou ideal . Todos possuem seu lado positivo e negativo, onde o positivo é aperfeiçoado e o negativo é transformado ou moldado.
Durante a nossa vida, devido às nossas experiências, traumas e necessidades, certas características dos nossos temperamentos podem se sobressair e outras se ocultarem. É como se colocássemos uma capa para cobrir àqueles defeitos que temos ou para não transparecer as nossas fraquezas. 
Afim de aprofundar mais a análise de cada tipo de temperamento, precisamos conhecê-los. Eles foram divididos em 4 grupos: SANGUÍNEO, COLÉRICO, MELANCÓLICO E FLEUMÁTICO. 

Sanguíneo:  DEFEITOS:  volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, barulhento, exagerado e medroso
QUALIDADES: comunicativo, destacado, afável, compreensivo, crédulo, entusiasta e bom companheiro.

Aquele que possui o temperamento sanguíneo como dominante, é uma pessoa marcante e que não passa desapercebida. Seu espírito é jovial, apaixonado, alegre e sociável. É ágil e rápido, tem muita vitalidade, sempre animado, gosta do contato com a natureza, tem amigos em todas as partes. Seu ritmo é rápido, entusiasta, os movimentos são amplos, dinâmicos e expansivos. Eloqüente, gosta de auditório, de freqüentar a sociedade, ávido por projeção social. Para o sanguíneo falta domínio próprio, pois é difícil manter-se disciplinado e ordeiro.
                                                       
                                                           Veja aqui o dia-a-dia de um sanguíneo




Colérico: Defeitos: vaidoso, impaciente, insensível, auto-suficiente, prepotente, intolerante e sarcástico. QUALIDADES: energético, resoluto, otimista, prático, líder, decicido e independente.

ua energia manifesta-se por resoluções inquebrantáveis (decidiu, está decidido e pronto!). Rápido nas decisões (principalmente pela sua impulsividade), perseverante, se tomar uma decisão mental, não discute mais, está resolvido. É exigente com os demais porque  é consigo mesmo.Se praticar esportes, acaba querendo competir, nem que seja com ele próprio: hoje eu fiz isso em tanto tempo, amanhã vou fazer mais rápido. Sabe decidir e tem boa capacidade de comando. Dizem que os maiores líderes existentes tem os traços coléricos. Para eles faltam o amor, pois é difícil amar ao próximo e se interessar genuinamente por ele.
                                                     
                                                        Veja o dia-a-dia de um colérico




Melancólico: DEFEITOS: egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social e vingativo. QUALIDADES: idealista, leal, dedicado, habilidoso, minucioso, sensível e cicionista.
É representado pela sensibilidade artística, pela lealdade e pelo perfeccionismo. É um amigo leal e bastante analítico. As fraquezas que este temperamento possui, podem, de outro lado, neutralizar os pontos fortes. A tendência é que seja genioso, crítico, negativista, pessimista e até egocêntrico. Um melancólico tem a tendência natural de sacrificar-se por aquilo em que acredita. No entanto, esta característica pode conduzi-lo ao orgulho. 
Para eles faltam fé, pois é difícil crer com acilidade em alguém ou algo.

                                               Veja o dia-a-dia de um melancólico




Fleumático: DEFEITOS: desconfiado, calculista, desmotivado, introvertido, indeciso, temeroso e pretensioso.QUALIDADES: calmo, tranquilo, eficiente, líder, diplomata, bem-humorado e cumpridor.
Tem uma calma, sangue frio e uma tenacidade, às vezes surpreendente frente à brutalidade dos violentos, ao entusiasmo exagerado dos sangüíneos ou a exaltação dos nervosos. Não se apavoram numa catástrofe. Difícil de ser influenciado. É detalhista. Tem boa memória e uma inteligência lenta e penetrante. É observador, mas tem pouca imaginação. Muito fiel às normas. Para eles falta a alegria, pois se sente ressentido e infeliz na maioria do tempo.
                                             
                                             Veja o dia-a-dia de um fleumático



Os temperamentos são sabores diferentes que Deus colocou em cada um. Com estas diferenças e com a ajuda do Espírito Santo podemos nos completar e sermos felizes. Para ser cheio do Espírito Santo, afim de suprir os defeitos e de aperfeiçoar as qualidades, 3 atitudes são imprescindíveis:
1- a sua vontade tem que ser vencida por Deus, ou seja, a vontade humana deve ser completamente disposta a submeter-se ao propósito de Deus;
2- A necessidade de um quebrantamento;
3- Uma decisão determinada. Quem deseja que Deus faça a sua vontade, deverá saber que haverá oposição espiritual constante. Precisa se manter firme e não voltar atrás.

Deus quer nos usar como nós somos, com nossos defeitos e qualidades. Você só não pode ser aquilo que querem que você seja e sim como Deus quer que seja. Um exemplo disto foi o apóstolo Paulo. Seu temperamento era extremamente colérico ou o de joão, o fleumático, que tratava a todos com palavras doces como: " filhinhos....amados". É importante lembrar que Deus não mudou o temperamento deles, mas, controlando-os com seu Espírito, fez deles bençãos e é isso que Ele quer fazer em você.
Deus irá te preencher com as características que te faltam e que irão se sobressair sobre aquelas que são negativas. Entretanto, isso se constrói com força de vontade e pela fé de que, Deus pode transformá-lo e moldá-lo, pois a fé não precisa de respostas e sim de direção.

Fiquem na paz!!

2 comentários:

Leidy! disse...

Marthinha...

Eu simplismente amei esse texto que vc postou, agora me arrependo muitíssimo de não ter ido assistir a palestra na igreja.
Realmente lidar com seres humanos é complicado e temos que deixar Deus agir para que nosso temperamento seja moldado a maneira que Ele quer.

Mil beijocas

Leidiane

Martha Miranda disse...

Q bom q gostou leidi!! O leandro Salles mandou muito bem nessa palestra!! Amei!!

Página

Flickr

Copyright Text