domingo, 15 de novembro de 2009

Ler é saber ler

Existe uma diferença profunda entre "ler" e "saber ler". Ler qualquer pessoa que foi alfabetizada consegue; basta juntar letras, que darão origem as palavras, mas o processo não para por aí, ou melhor, é aí que o processo começa. As palavras estão intrinsecamente ligadas às ideias, e a conjugação das ideias dá origem aos pensamentos.
   No processo de apenas ler, o leitor somente repete as palavras do texto sem comprometer o significado individual das palavras, ideias e muito menos frases e pensamentos.


Uma historinha ilustra bem o processo citado:

Certo inspetor federal visitava um colégio quando percebeu que em uma das salas era lido  um texto do Antigo testamento. Tratava-se da passagem nde Moisés, tendo descido do Monte Sinai com as Tábuas da lei, encontra o povo judeu adorando um bezerro de ouro. Furioso, Moisés atira as Tábuas ao chão e elas se quebram.
Nesse momento, o inspetor entra na sala, dirige-se ao professor e diz que gostaria de interrogar os alunos sobre o tema da aula. Pergunta então:
-Quem quebrou as Tábuas de Moisés?
Silêncio na sala. Repete:
-Quem quebrou as Tábuas?
Ninguém responde.
-Eu quero saber quem quebrou as Tábuas!- diz, já aborrecido, o inspetor, pois aquele texto acabara de ser lido.
De repente, lá no fundo da sala, levanta-se um menino ruivo e diz:
-Olha aí, seu inspetor, nesta escola tudo que acontece de errado eles dizem que fui eu que fiz, mas dessa vez não fui não. Eu não quebrei tábua nenhuma não.
O inspetor espantado chama o professor chama o professor e fala:
-Viu a resposta deste aluno professor? Ele diz que não foi ele que quebrou as Tábuas de Moisés.
Responde o professor:
- Senhor inspetor, esse aluno é endiabrado, vai ver que foi ele que quebrou as Tábuas e está querendo se desculpar.
O inspetor quase caiu para trás com a resposta do professor. Indignado, o inspetor federal manda chamar o diretor e narra-lhe o ocorrido. Pedro:
-Perguntei quem quebrou as Tábuas da lei. Aquele aluno disse que na escola o culpam por tudo, mas desta vez não foi ele que quebrou nada. O professor, então, me disse que esse aluno é irresponsável e que deve ter sido ele mesmo que quebrou as Tábuas.
O diretor alarmado diz:
-Senhor inspetor, esse aluno é filho do coronel e não é bom a gente mexer com ele. A escola paga umas Tábuas novas para o Moisés e fica tudo resolvido.

Moral da história: Encontramos, em uma escola, alunos que " não sabem ler", ensinados por professores que também" não sabem ler" e dirigidos por diretores que sabem menos ainda rsrsrsr

Nenhum comentário:

Página

Flickr

Copyright Text