quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Você é um hands on?



Essa situação a seguir mostra o que acontece muito nos dias de
hoje quando empresas exigem para um determinado cargo um nível de exigência muito alto como, neste caso, ensino superior,, liderança, criatividade, energia, ambiação, conhecimento de informática, fluência em inglês e não bastasse tudo isso, ainda fossem hands on.Para o felizardo que conseguisse convencer o entrevistador de que possuia mesmo essa variada gama de habilidades, o salário era um assombro: 800 reais. Ou seja, um pitico.

Isso é quase o paradigma dos anúncios de empregos atuais. A abundância de candidatos está permitindo que as empresas levantem, cada vez mais, a altura da barra que o postulante terá de saltar para ser admitido.

E muitos, de fato, saltam. E se empolgam. E aí vêm as agruras da superqualificação, que é uma espécie do lado avesso do efeito pitico...
Vamos supor que, após uma duríssima competição com outros candidatos tão bem preparados quanto ela, a Lívia(nome fictício) conseguisse ser admitida como gestora de atendimento interno...E um de seus primeiros clientes fosse o seu Borges, Gerente da Contabilidade.

-Lívia, eu quero três cópias deste relatório.
-In a hurry!
-Saúde.
-Não, isso quer dizer" bem rapidinho". É que eu tenho fluência em inglês.
-Aliás, desculpe perguntar, mas por que a empresa exige fluência em inglês se aqui só se fala português?
-E eu sei lá?Dá pra você tirar logo as cópias?
-O senhor não prefere que eu digitalize o relatório?Porque eu tenho profundos conhecimentos de informática.
-Não, não...cópias normais mesmo.
-Certo. Mas eu não deixaria de mencionar minha criatividade. Eu já comecei a desenvolver um projeto pessoal visando eliminar 30% das cópias que tiramos.
-Lívia, desse jeito não vai dar!
-E eu não sei? Preciso urgententemente de uma auxiliar.
-Como assim?
-É que eu sou líder, e não tenho ninguém para liderar. E considero isso um desperdício do meu potencial energético.
-Olha, neste momento, eu só preciso das três có..
-Com certeza. Mas antes vamos discutir meu futuro...
-Futuro? Que futuro?
-É que sou ambiciosa. Já faz dois dias que eu estou aqui e não aconteceu nada.
-Lívia, eu estou aqui há 18 anos e também não me aconteceu nada!
-Sei. Mas o senhor é hands on?
-Hã?
-Hands on. Mão na massa.
-Claro que sou!
-Então o senhor mesmo tira as cópias. E agora com licença que eu vou sair por aí explorando minhas potencialidades. Foi o que me prometeram quando eu fui contratada.

texto publicado por Max Gehringer
A situação atual de hoje pode ser divida em duas vertentes: uma, a que mais acontece, falta qualificação para o preenchimento de determinados cargos e a outra seria um número pequeno de pessoas superqualificadas que estão empregadas em empresas onde não se oferece uma oportunidade para que estas desenvolvam e pliquem todo o seu potencial. O R.H tem papel importante nesta função: colocar a pessoa certa no lugar certo. Isso minimiza os efeitos de frustração para o candidato, que, muitas das vezes, acaba aceitando uma vaga com o perfil mais abaixo do que o dele por motivos de necessidade financeira mas, depois, acaba se frustando nesse cargo e o R.H acaba tendo que recolocá-lo em outro cargo e fazer uma nova seleção que vai gerar gastos e recursos para a empresa. Tudo isso poque o R.H aceitou colocá-lo nesta função mesmo sabendo que não estava ao nível dele pois, por falta de encontrar a pessoa certa culminou em colocar uma pessoa que não era específica para aquele cargo e culminou em ter que se fazer uma nova seleção para buscar as exigências reais da empresa. Mas lembre-se: se vpcê é um hands on ou uma pessoa com muitas competências, prepare-se pois, se estiver numa empresa que explore seu potencial, será preparado para responsabilidades cada vez maiores e não vai bastar somente saber e saber fazer e, sim ter atitude de querer assumir cargos que vão exigir força de vontade e prendizagem contínua.Ninguém é ato-suficiente só por ter um ensino superior o  mestrado, doutorado ou MBA.Seja humilde para sempre se permitir testar seus limites como profissional e como pessoa.E pra você que ainda não se sente preparado para o mercado, estude, faça cursos.Uma dica bem legal são os cursos on line de graça oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas(estarei colocando aqui o link) e outros mais espalhados pela net que é uma ferramenta para quem não tem muito tempo de se deslocar até um curso.Tem diploma para imprimir e tudo.É isso pessoal, vamos fazer por onde para todos nós sermos hands on e merecermos,como profissionais, a estarmos sendo testados e merecidamente recompesados.

Nenhum comentário:

Página

Flickr

Copyright Text